LSF (Aço leve)
Light Steel Framing

Conceito

O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo composto por uma estrutura de aço galvanizado onde, na fabricação a frio dos seus perfis, são utilizadas chapas com reduzida espessura, aliando a sua alta resistência a uma leveza considerável.

Conceito LSF

É revestido externa e internamente com elementos industrializados de alta qualidade, que conferem ao produto final conforto, durabilidade e segurança.

As formas dos perfis são conseguidas através de quinagem ou perfilagem.
Os perfis metálicos utilizados possuem baixo peso. Daí a designação completa Light Gauge Steel Framing, ou seja, estruturas de aço leve.

O termo Light, para além de fazer referência à leveza do material, ressalta igualmente a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior, conferindo a própria leveza da estrutura e da construção, sendo por isso utilizado sobretudo em edifícios de pouca altura.

A precisão é uma das características do LSF (Light Steel Framing), tanto dos cálculos quantitativos quanto da execução. Os resíduos são praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças que, por consequência gera uma construção mais barata, rápida e limpa.

O sistema não apresenta nenhuma restrição aos modelos arquitetónicos, tendo inclusivé melhor performance em projetos com grandes dificuldades estruturais, reabilitações e diferentes níveis de pavimentos.

Reabilitação

Na reabilitação de edifícios, área onde temos mais obras executadas, a utilização de estruturas de LSF (Light Steel Framing) tem vantagens inequívocas.

Reabilitação Edifício

Além das estruturas em LSF (Light Steel Framing), executamos os reforços estruturais necessários nas alvenarias de granito, para que todo o conjunto funcione na perfeição. Realizamos ainda o projeto estrutural de reforço. Tanto os reforços estruturais como as soluções adotadas são analisados e ajustados obra-a-obra.

Em geral, as paredes de granito são reforçadas com malha de aço e projeção de betão, sendo cintado na parte superior da parede com uma viga de betão dimensionada para o efeito. Esta viga é betonada com betão pronto e, por forma a garantir a melhor qualidade do mesmo, o betão não é produzido em obra.

A LightSteelFraming.pt tem uma elevada experiência na reabilitação de edifícios, com ênfase na zona histórica do Porto.

Moradias à medida

A estrutura em LSF (Light Steel Framing) permite a concretização de todas as ideias criativas em termos arquitetónicos como, por exemplo, consolas de grande dimensão, paredes angulares, coberturas com grandes vãos, etc. Nestes projetos especiais, o baixo peso da estrutura é uma das grandes vantagens desta solução.

Temos elevada experiência na concretização de projetos originais. Inspire-se na seguinte galeria de edifícios projetados por arquitetos reconhecidos a nível nacional e internacional e desafie-nos com o seu projeto!

Indústria

A nível industrial, executamos vários projetos em LSF (Light Steel Framing), tais como naves ou pisos intermédios para escritório. Executamos igualmente espaços comerciais, como apoios de praia, restaurantes e stands para exposições.

O sistema construtivo em LSF (Light Steel Framing) permite o aumento do espaço útil da sua empresa de forma flexível, a custos reduzidos e num curto espaço de tempo.

Vantagens

O sistema construtivo Light Steel Framing oferece as seguintes vantagens:

  • Custo: As estruturas em LSF (Light Steel Framing) têm a melhor relação qualidade/preço devido à menor intervenção de mão-de-obra e à baixa percentagem de perdas de matérias-primas e materiais durante a construção.
  • Tempo de construção: O tempo de construção é inferior em cerca de 1/3 comparativamente à construção tradicional.
  • Estrutura: As estruturas em aço leve têm elevada resistência sísmica devido à flexibilidade da forma de construção. Toda a estrutura é aparafusada.
    A durabilidade das construções em LSF (Light Steel Framing) é elevada, devido às características base do aço e à reduzida necessidade de manutenção ao longo dos anos.
    A nível de área interna, o espaço disponível é maior, uma vez que a espessura das paredes é menor.
    Este processo construtivo proporciona maior liberdade e criatividade a nível arquitetónico, permitindo projetos com grandes vãos e consolas de várias dimensões.
  • Isolamento térmico e acústico: As construções em LSF (Light Steel Framing) têm uma qualidade de isolamento inigualável, proporcionando maior conforto e uma poupança significativa em energia, quer para aquecimento quer para arrefecimento.
  • Projeto de Construção: As obras executadas incluem a conceção e a construção estrutural. Este processo tem grandes vantagens para o Dono de Obra, uma vez que toda a responsabilidade estrutural é de apenas uma empresa.
  • Versatilidade: O sistema construtivo em LSF (Light Steel Framing) é de fácil manutenção, de grande eficácia quando usado em reabilitações e de custos mais reduzidos comparativamente à construção tradicional.
  • Construção sustentável: O método de construção em LSF (Light Steel Framing) não utiliza matérias poluentes e reduz em cerca de 70% os consumos de energia. As emissões CO2 são igualmente inferiores e todos os materiais utilizados na construção podem ser reciclados.
  • Aspeto Exterior: O aspeto exterior final dos edifícios construídos com o sistema LSF (Light Steel Framing) é muito idêntico ao dos modelos de construção tradicional. A grande vantagem dos edifícios construídos em aço leve consiste na manutenção de um aspeto sempre novo ao longo do tempo, sem infiltrações, fissuras, cores desbotadas, etc.

Parceiros de confiança

Peça-nos um orçamento